Vai dizer que você nunca teve um amigo asssim?

 

Os Nerds: A Nova Mania Mundial

 

 

            Aquele rapaz todo arrumadinho, que não parece normal à primeira vista, cabelo repartido, óculos fundo-de-garrafa, introspectivo, que quando se aproxima para participar de qualquer roda de bate-papo ou mesmo dar sua opinião (mesmo que passageira) só pensa em estudos, equações matemáticas, teorias físicas, que volta e meia estraga a festa ou balada, atrapalha a reunião da turma de faculdade que não se encontrava há mais de 10 anos, é chato, não bebe, não fuma, não f…Nem sai de cima. Em suma, o verdadeiro azarão. Vulgo: nerd. Quem é que já não teve um amigo assim? Eu mesmo, até hoje, tenho vários. Sempre solicitados nas horas mais fortuitas (leia-se: cola na prova da universidade, “paga essa conta no banco pra mim que eu detesto encarar fila?”, e outras emergências relâmpagos). Você sempre pensa que ele, um dia, vai cair no esquecimento e ninguém mais vai se lembrar sequer do nome. Achou mesmo? Fala sério! Eles estão mais na moda do que nunca. Na TV, na internet, na literatura, no cinema, na sala de aula, como mascote do time de futebol, basquete, vôlei de alguma universidade norte-americana, em algum lugar ele chama a atenção. E quanto ao cabelo, as roupas, a postura, se comparados aos pioneiros do gênero…Quanta diferença! Até personal stylist eles têm agora.

 

 

 

 

            É…Os tempos não são mais os mesmos para esses notórios envergonhados que, no passado, eram motivo de gargalhada e deboche. Não tem muito tempo eles foram tema do caderno Megazine, do Jornal O Globo, e com toda pompa a que suas novas facetas têm direito. Hoje, podem ser divididos em verdadeiras tribos (o nerd HQ, o nerd tecnológico, o nerd fã de RPG, e etc, etc, muitos etc mais…) chegando a formar um movimento que já virou febre na web: o movimento orgulho nerd, feito por e para pessoas que assumem sem vergonha alguma que são nerds sim, e daí? E com direito a dia próprio e tudo (para quem não conhece a fatídica data trata-se de 25 de maio e já existe desde 2006). A questão que me deixou mais apreensivo bem como os produtores do caderno jornalístico foi: como definir hoje o que é um nerd, se eles não adotam mais os estereótipos do passado? Para entender essas novas tendências assimiladas pelos novos modelos desse grupo tão vasto, Deive Pazos criou o site jovem nerd (1) que recebe a incrível façanha de 20 mil acessos por dia e atesta de forma absoluta: “nerd é aquele que tem interesse em saber além, que sempre vai a fundo em qualquer questão”. Não está satisfeito ainda? Assista aos nerdcasts, podcasts que reproduzem bate-papos entre nerds e que são o sonho de qualquer fã do gênero.

 

 

 

 

            Já sei! Você deve estar pensando: e esses caras não se reúnem em nenhuma espécie de reunião anual, congresso, como fazem os fanáticos por filmes e séries de TV? Claro que sim, meus caros. O evento preferido deles é a Comic-Con, a feira anual de quadrinhos que acontece na Califórnia e dita os rumos futuros da indústria cultural norte-americana (entenda-se: graphic novels e sétima arte). E as listas? Como se esquecer delas nesses tempos globais de estrelismos concomitantemente renováveis? Logo nós, mortais do século XXI que, como o personagem do ator John Cusack no filme Alta Fidelidade, de Stephen Frears, baseado no romance homônimo do escritor inglês Nick Hornby, fazemos de tudo por elas (e por vezes para fazer parte de algumas!). Pensou que eu ia esquecer da lista dos nerds mais famosos da atualidade, aqueles que todos gostariam de ser ou almejam parecer com (pelo menos em suas contas bancárias) em algum momento de suas vidas? Pois aqui estão: Bill Gates, George Lucas, Steven Spielberg, Lany Page, J. J. Abrams, Quentin Tarantino, Sam Raimi, Moby, Kevin Smith, aquela rapaziada clássica da película A Vingança dos Nerds e muitos outros, porque a lista é enorme e o meu drive não comporta tanta gente. O comediante Paulo Caruso, nerd assumido, fica possesso com aquelas pessoas que não aceitam sua nerdice ou seus potenciais nérdicos e alfineta: “o pior nerd é aquele que não admite”.

 

 

 

 

            Outro ponto que me chamou muita atenção no artigo foram as classificações setorizadas dentro desse gigantesco universo: além dos nerds clássicos, existem os geeks (aqueles fanáticos por linguagem de computação e suas múltiplas vertentes: games, softwares, orkut, MSN, etc) e os já famosos CDF (criaturas inteligentíssimas que sempre têm seus cadernos solicitados ou mesmo confiscados nas escolas onde estudam). Na televisão, nos últimos tempos, eles têm ganhado papéis de importância em séries cômicas. Vide programas como Geek, no Universal Channel, The Big Bang Theory, no Warner Channel e o engraçadíssimo As Gostosas e os Geeks, do canal Multishow (e tem quem diga que eles não dão sorte com mulheres!). Já no cinema os recentes personagens Andy Stitzer (Steve Carell em O Virgem de 40 anos), Harold Crick (Will Ferrell em Mais Estranho que a Ficção) e a dupla Randall Graves e Dante Hicks (os dois imbecilóides da produção cinematográfica O Balconista, de Kevin Smith) alicerçaram a figura do nerd a um patamar nunca antes visto na história do audiovisual. E olha que o tímido Benjamim Braddock (Dustin Hoffman em A Primeira Noite de um Homem) bem que tentou! Quando o assunto é moda – pois, acreditem, essas pessoas também ditam modismos – o segredo é usar itens em liquidação nas lojas para criar um visual original, nunca visto nas ruas.

 

 

 

 

            Com tanta irreverência, tanto fascínio, e tanta gente tentando entender a mente dessa tribo, não me surpreenderei se amanhã acordar e descobrir que também sou um nerd (lembra aquela cena de A Metamorfose, de Franz Kafka, quando George Samsa acorda como um enorme inseto? Uma situação semelhante). Provavelmente, talvez eu já seja um. Eu ando lendo, vendo e ouvindo tanta coisa nos últimos anos que já não tenho mais tanta certeza da minha condição de normalidade perante o mundo. Também, o que é normal atualmente?

 

 

 

Links:

 

(1): http://www.jovemnerd.com.br

Foto: http://mob.rice.edu/sections/sa/album/images/Nerds.jpg

 

 

 

 

                  

           

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: