Na lista negra…

Técnico Dunga

 

O próximo da fila: o velho dilema sobre quem será o novo técnico da seleção brasileira de futebol está de volta às páginas.

 

            Algumas profissões aqui no Brasil conseguem deter o terrível estigma de serem chamadas, à boca miúda nos corredores e conversas de bar, de “padecer no paraíso”. Ser técnico da seleção brasileira de futebol é, com certeza, uma delas. Não bastasse o sufoco de ter de aturar a pressão de dirigentes, empresários que “vendem” seus jogadores a preço de banana, a imprensa sensacionalista que se acha no direito de escalar o time quando bem entende, os patrocinadores com seus vultosos contratos interferindo em calendários e escalações, o cabo de guerra pela transmissão de jogos pela TV (que deve ser passado no horário que eles desejam, para não afetar suas grades de programação), ainda por cima tem de lidar com as vaias e críticas constantes e os chamados de “burro” por parte de uma torcida que conta com mais de cem milhões de torcedores autônomos em todo o território nacional. E, todos eles, crendo-se sabedores do que é melhor para a pátria em termos de futebol.

 

            Mediante todo esse corredor polonês, os maus resultados recentes (perder para Venezuela? Nem pensar! É inadmissível!) e a falta de vocação do treinador, que nunca treinara um clube sequer antes de tamanha honraria oferecida pelo presidente da CBF Ricardo Teixeira, volta-se à baila a velha questão: ninguém agüenta mais o comando da seleção. Precisamos de um novo técnico. Quem decidiu exatamente ou quando isso foi decidido é o que menos importa. Precisamos. E ponto. E agora, José? (personagem do célebre poema de Carlos Drummond de Andrade), a festa acabou? Todos já partiram? Alguém ficou? Quem vai assumir o lugar? Já de antemão eu aviso que não quero a incumbência por saber da dificuldade de exercer tal cargo.

 

            A discussão, logicamente, correrá os tapetões da Federação – inclua-se nesse montante um número expressivo de jornalistas e empresários do ramo que trarão em suas pastas, muito bem organizadas, propostas geniais que se adequem a seus intenções financeiras -, o que gerará debates do tipo “eu quero aquele, mas o outro quer esse, mas fulano não vai com a minha cara, e eu não vou com a de beltrano, e agora, meu Deus? Quem sobrou pra tapar esse buraco? Quem eu ponho pra salvar o meu emprego? Aha!… Eureca! E pronto. Faz-se um notificado importante numa coletiva para todos os jornais e revistas (com destaque, é claro, para os periódicos esportivos, pois assim eles se acham importantes), apresenta-se um meliante – já houve casos, eu me lembro, de eu olhar para o novo técnico como quem olha para um criminoso que acabou de ser pego numa emboscada pela Polícia Federal -, ele beija o escudo da CBF, a camisa canarinho (a azul, não, pois dá azar), as pessoas vibram e a torcida, tola, fica feliz. Está sanado o problema. Que venha o próximo jogo das eliminatórias.

 

            Gostou do processo seletivo? Não? Ué, mas em concurso público não é assim? E concurso de Miss? E aqueles programas de auditório do tipo American Idol que prometem apresentar a nova voz da música nacional? Desculpe… Eu pensei que fosse agradar. Eu fiz tudo direitinho, do jeito que manda o figurino, o Dunga já estava arrumando as malas para ir assumir um clube nos Emirados Árabes Unidos, num arranjo interessante e multimilionário, pelos próximos três anos. Vocês não gostaram mesmo? Droga! Vou ter que começar tudo de novo.

          

 

Anúncios

3 Respostas to “Na lista negra…”

  1. Weiner Says:

    Ouvi mesmo falar de Wandreley Luxemburgo diante da seleção, ou mesmo Muricy Ramalho. Como o Felipão – o melhor técnico disponível hoje para o cargo – acaba de assinar contrato multimilionário com Chelsea, o jeito é absorver um destes aí. Pena que nossa seleção venha perdendo o brilho a cada novo jogo. Por exemplo, está passando a Eurocopa na Record, e quando vejo Alemanha, Espanha, Itália e até mesmo seleções de pouca tradição como a Turquia e a Rússia, vejo que falta garra, perseverança e um pouco de humildade para nossos jogadores. São excelentes em seus clubes, mas juntos, ninguém merece. Como este time pretende ganhar a Copa da África do Sul em 2010?
    Não podemos mesmo esquecer da teimosia do Dunga, que vira e mexe pões um zilhão de volantes no time e provoca tais desastres…
    Que vá de uma vez e que arranjem um técnico que preste. Estamos merecendo.
    Abraço, Roberto!

  2. Rodrigo Fernandes Says:

    Fica dificil qdo se tem milhões de pessoas que se consideram técnicos de futebol.. a concorrencia é desleal…rs
    Eu acho engraçado esse negocio de futebol… o Brasil vive disso, respira futebol, come futebol… discute e mata por futebol… e temos uma seleção (que teoricamente é um conglomerado dos melhores jogadores que o Brasil possui) suando para conseguir se classificar para a copa do mundo.
    Falta sim é vergonha na cara desse jogadores. Ganham milhoes, dao show de bola em seus clubes aqui no país ou fora dele e chega pra jogar com a amarelinha dão esse vexame.. além da corrupção e ladroagem envolvida com transações e afns que todo mundo sabe e tanto prejudica qdo a bola está em campo… o Brasil é uma piada.. é só começar a querer ser levado a sério que começa a avacalhar e tentar levar uma grana por trás…

  3. João Paulo Says:

    Esse cara ai tá redendo ainda …
    Não sei por que depois do fracasso de 2006 o pessoal tá se esquecendo o que é jogar com a camisa e o coração e só estão pensando no dinheiro … Lastima …

    Mas ainda bem que o Brasil está dando novas glórias com outros esportes como o automobilismo, o volei, futsal e entre outros … pena que o nosso cartão de visitas está … um pouco apagado …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: